A Catarata é uma das principais causas de perda de visão e tem como característica a perda de transparência do cristalino. Para entender melhor, a lente natural dos nossos olhos, com a catarata, além de perder elasticidade também torna-se opaca.
A catarata evolui bem lento, porém consegue nos impedir de fazer nossas tarefas do dia a dia, pois seus sintomas são bem problemáticos, tais como a visão nebulosa, enxergar brilhos e halos, muita sensibilidade à luz, dificuldade para ler, dirigir e andar e ainda a visão dupla.
Importante destacar que uma em cada cinco pessoas podem desenvolver catarata e essa proporção vai aumentando à medida que a pessoa vai ficando mais velha. Com essa questão também vem outros fatores de risco como doenças infecciosas nos olhos, diabetes, tabagismo, traumas na região dos olhos.
Vale a pena alertar que os óculos escuros podem ajudar a prevenir a doença, assim, como ter hábitos saudáveis, que vão além de fumar manter o cardápio com vegetais.
Na consulta com o oftalmologista, a catarata é detectada quando o médico examina a estrutura interna do olho, usando o oftalmoscópio, dessa forma conseguindo observar se há opacidade no cristalino.
A cura da catarata só é possível através da cirurgia, que dura entre 15 a 30 minutos, é realizada com anestesia local e consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial, feita sob medida e de acordo com a curvatura da córnea.
O paciente se recupera de forma tranquila e rápida.
Copyright © 2022. Todos direitos Reservados,